Existe uma idade ideal para se aprender a língua inglesa, mas há formas de driblar esse problema. Se informe sobre o assunto no artigo
Tem idade certa para aprender inglês? Certamente os pais se fazem essa pergunta para identificar o momento ideal de colocar as crianças em uma aula de língua inglesa. Incentivar o aprendizado de outros idiomas é fundamental para desenvolver o conhecimento do seu filho.
É importante que os responsáveis entendam que o aprendizado na idade certa ajuda na facilidade de compreensão, deixando mais simples o processo de aquisição da fluência. A forma de aprender uma nova língua ocorre diferentemente para crianças, adolescentes e adultos. Por isso, é importante começar com as aulas no momento certo.
Por que iniciar o aprendizado do inglês desde cedo?
De fato, qualquer pessoa pode aprender inglês em qualquer idade. Contudo, há limitações e dificuldades no aprendizado com o passar do tempo. Quando a criança é apresentada a uma segunda língua logo nos primeiros anos de vida, a fixação ocorre de forma mais natural. São nos primeiros três anos, por exemplo, que há uma maior construção de sinapses e circuitos cerebrais.
Por isso, uma criança bilíngue tem melhora nas funções cerebrais, na atenção e memória. Além disso, até os sete anos de idade, as crianças fixam fonemas com mais propriedade, o que evita sotaque ao aprender o inglês, por exemplo.
Leia mais: Inteligência emocional nas crianças: como desenvolver nos filhos?
Um estudo realizado pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT) apontou que a idade ideal é 10 anos, mas que até os 18 anos é possível aprender a língua inglesa com proficiência. Segundo a pesquisa, um dos motivos que dificultam o aprendizado posteriormente a essa idade são as mudanças físicas e sociais, assim como a interferência da língua primária.
Dessa forma, os pesquisadores constataram que o aprendizado gramatical é maior durante a infância, se estendendo até a adolescência. Depois disso, a absorção se torna mais difícil. Portanto, uma dica para os pais é que eles estimulem o contato com uma língua estrangeira desde cedo. Atualmente, há livros infantis em inglês, jogos e aplicativos; além do mais, cada atividade é proposta para uma idade.
Como as aulas particulares podem ajudar?
No mercado de trabalho, saber a língua inglesa já deixou de ser um diferencial para se tornar algo comum. Por isso, pais e escolas já sabem que é necessário estimular as crianças a essa língua. Contudo, assim como muitos estudantes têm dificuldades em aulas de matemática, português e física, alguns também têm mais dificuldade do que outros com o inglês.
Normalmente, a carga horária de língua inglesa nas escolas é mais restrita do que em outras matérias. Assim, alunos com dúvidas ficam mais limitados para conversarem com os professores e melhorarem suas notas.
Por isso, caso o seu filho apresente alguma dificuldade, uma das alternativas é contratar aulas particulares para essa matéria. Dessa forma, o aluno terá um tempo maior para treinar conversação e escrita. Além disso, o tutor poderá propor métodos mais apropriados ao perfil do aluno.
Portanto, podemos perceber que tem idade ideal para aprender inglês, mas isso não significa que o seu filho conseguirá acompanhar o aprendizado desde cedo. Caso ele não consiga, as aulas particulares são ótimas para ajudar o aluno focar nas dificuldades individuais dele, além de ter a qualificação necessária para propor um aprendizado mais eficiente.
Leia mais: Conheça as habilidades do futuro e como seu filho pode desenvolvê-las
Se você está em busca de aulas particulares, conheça a LUMA Escola Individualizada e veja como encontrar o tutor ideal para o seu filho!
Discussão sobre estepost