Rotina de estudos e aulas on-line: essa é a nova combinação da vida escolar dos estudantes durante a quarentena. Conheça o trabalho que a LUMA vem desempenhando junto dos pais
Com a pandemia do novo coronavírus (Covid-19), e a consequente suspensão das aulas das escolas regulares, inúmeros pais se viram com um problema: como manter a rotina de estudos do filho com as aulas on-line?
Ciente da situação incômoda que os pais se encontram, a LUMA Escola Individualizada, que já prestava serviço de reforço escolar e aulas de inglês – por meio de um ensino individualizado – para diversas famílias da Grande Vitória, Belo Horizonte e Curitiba, lançou a sua própria plataforma digital interativa.
Apesar da suspensão das aulas presenciais, muitos alunos estão recebendo atividades das escolas regulares. Alguns pais, entretanto, não estão sabendo como acompanhar, de forma eficaz, a rotina de estudos dos filhos.
Leia mais: Saiba como ajudar o seu filho a ter aulas on-line mais produtivas
De acordo com Naylla Dal’Col Fabres, tutora de inglês e pesquisadora na área de produtos da LUMA, a presença dos pais no processo de manutenção do aprendizado dos filhos é fundamental.
“As aulas on-line estão sendo um trabalho em conjunto entre a escola, tutor e os pais, porque sem os pais nós não conseguimos saber os materiais que eles estão recebendo. Até que para os nossos alunos, as escolas estão disponibilizando materiais, só que a ajuda dos pais é muito importante nesse período”.
Segundo Murilo Carvalho, CEO da LUMA, a suspensão das aulas presenciais fez com que os pais se aprofundassem mais na vida acadêmica dos filhos.
“Essa relação mais próxima dos pais e dos alunos está acontecendo. Os pais, porém, estão enxergando melhor o papel dos educadores, porque devido a essa relação, e eles estarem tendo que fazer o papel do professor e de outros atores da educação dos filhos, eles estão percebendo as lacunas existentes”.
Dinâmica das aulas on-line
A suspensão abrupta das aulas presenciais fez com que escolas, professores e estudantes se adaptassem rapidamente à dinâmica das aulas on-line. Sobre a preparação do conteúdo, Naylla afirma que o planejamento de uma aula on-line para uma presencial se diferencia.
Para a tutora, a maior dificuldade nesse novo formato é a de prender o aluno, criar ações que faça com que ele fique focado durante a aula.
“Ministrar aulas on-line requer um pouco mais de planejamento, requer mais tempo e cuidado. É muito mais fácil conseguir conter o aluno durante uma aula presencial. Estamos eu e o aluno, onde o tutor consegue fazer uma brincadeira e aliviar o aluno. De forma on-line, as coisas parecem demorar um pouco mais. Então, se não tiver um planejamento diferenciado, interativo, com jogos, histórias, vídeos que possam ilustrar o conteúdo passado, as aulas on-line não aconteceriam da forma que estão acontecendo”.
Leia mais: LUMA lança campanha solidária de aulas on-line para estudantes da rede pública
Muitos pais podem ter o “pé atrás” em relação a esse novo método de ensino. Entretanto, de acordo com Naylla, não há com o que os responsáveis se preocupar. Segundo ela, a forma como o conteúdo é passado é diferente, mas nada que vá afetar o aprendizado do aluno.
“Não acho que há uma perda de aprendizado do aluno em uma aula on-line. É totalmente diferente, claro, a forma como o conhecimento é passado. Tem que ser de um jeito mais interativo, dinâmico e lúdico para o aluno, muito mais do que uma aula presencial. Jogos, histórias para contar o conteúdo que está sendo passado. Tem que existir, sim, uma interação maior, uma dinâmica maior na hora de lecionar a aula. Mas dependendo do aluno e do apoio que ele recebe dos pais, as aulas on-line que eles estão recebendo podem ser muito produtivas, da mesma forma que as aulas presenciais eram”.
Aulas on-line: vieram para ficar
Pensar à frente e buscar soluções para o melhor aprendizado dos alunos é um dos valores da LUMA. Por isso, a empresa já estava se estruturando para dar aos pais a opção de aulas on-line antes mesmo da quarentena. Porém a suspensão e proibição das aulas presenciais aceleraram o processo de implementação da plataforma digital.
“O lançamento das aulas on-line já estava nos planos da empresa. Pensávamos ao longo de 2020 ou 2021 lançar o produto de aulas on-line, já tínhamos tentado duas vezes fazê-lo, mas por falta de engajamento dos clientes, feedback, mesmo aprendizado nosso, não tínhamos conseguido. Essa mudança repentina conseguiu propiciar que os pais usassem de ponta a ponta. Então, meio que tirou o preconceito das aulas on-line. Isso permitiu, com os massivos feedbacks, que a gente lançasse as aulas mais rápidas”, revela Murilo.
Leia mais: Afinal, como incentivar meu filho a gostar de estudar?
O CEO da LUMA acredita que a quarentena serviu para os pais perceberem que as aulas on-line são uma forma eficaz de aprendizado. Dessa forma, ele crê que esse método de ensino permanecerá na vida dos estudantes.
“As aulas on-line vieram para ficar, principalmente por um fator: houve a queda da barreira do preconceito que existia com as aulas on-line, por causa de que todos foram forçados a usá-la, e as pessoas viram que é possível ter uma educação de qualidade com elas. Ainda há um caminho longo a ser avançado, porém pelo movimento inicial, com certeza é produto que veio para ficar. Serão utilizadas até depois da quarentena”.
Quem é a LUMA Escola Individualizada?
A LUMA Escola Individualizada é uma startup capixaba focada em ensino individualizado. O nosso serviço, portanto, ocorre por meio de aulas particulares home based e aulas on-line com um plano de ensino. Trabalhamos com reforço escolar de todas as disciplinas do ensino fundamental e médio.
Prezando a qualidade e segurança das aulas, a base de tutores da LUMA é formada por profissionais altamente capacitados, selecionados após um rigoroso processo seletivo.
Leia mais: Ensino individualizado complementa o trabalho exercido pelas escolas regulares
Sendo assim, o que nos difere das escolas regulares é o olhar individual que temos para cada aluno, onde o nosso método de ensino é focado nas principais demandas dos alunos. Contamos com uma equipe profissional, que trabalha junto do tutor, para assegurar que os objetivos dos nossos alunos serão cumpridos.
Gostou de trabalhamos com a rotina de estudos e aulas on-line? Então que tal seguir a LUMA Escola Individualizada nas redes sociais e não perder nenhuma novidade? Estamos no Facebook, no Instagram e no LinkedIn.
Discussão sobre estepost