• Comportamento infantil
  • Educação dos filhos
  • Aula Particular e reforço escolar
  • Rotina de estudos e aprendizagem
domingo, março 7, 2021
Blog - LUMA Escola Individualizada
  • Comportamento infantil
  • Educação dos filhos
  • Aula Particular e reforço escolar
  • Rotina de estudos e aprendizagem
Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Comportamento infantil
  • Educação dos filhos
  • Aula Particular e reforço escolar
  • Rotina de estudos e aprendizagem
Sem Resultado
Ver todos os resultados
Blog - LUMA Escola Individualizada
Sem Resultado
Ver todos os resultados
Home Educação dos filhos

Retorno das aulas presenciais e como as escolas devem trabalhar o aspecto emocional dos alunos

José Renato Siqueira Campos de José Renato Siqueira Campos
3 de dezembro de 2020
dentro Educação dos filhos
0
0
SHARES
194
VIEWS
Share on FacebookShare on Twitter

O blog LUMA entrevistou Gilber Machado, CEO da Kuau e criador do Projeto de Vida, para falar sobre a importância de trabalhar o lado emocional dos alunos quando se der o retorno das aulas presenciais. Confira!

O retorno das aulas presenciais está cada dia mais perto. Estudantes de todo o Brasil estão sem colocar os pés na escola desde meados de março. Desde então, a única forma encontrada pelas instituições de ensino para amenizar o prejuízo dos alunos foi a de lecionar aulas através de plataformas digitais.

O debate sobre o retorno das aulas presenciais, nesse primeiro momento, gira em torno das normas de segurança sanitária. Mas, no segundo momento, outro aspecto extremamente importante deve ser levado em consideração: o lado emocional dos estudantes.

Para dar protagonismo a esse debate, o blog LUMA entrou em contato com Gilber Machado, CEO da Kuau, uma edtech capixaba que trabalha em cima do autoconhecimento em crianças e adolescentes e no desenvolvimento de habilidades do futuro por meio do Projeto de Vida. Confira, portanto, o bate-papo abaixo.

Blog LUMA – Quais serão os efeitos acadêmicos que a pandemia deixará para os estudantes no cenário do retorno das aulas presenciais?

Gilber Machado – Primeiro, é importante a gente refletir que a saúde mental já é o segundo fator de maior incidência de morte em adolescentes e jovens no mundo, segundo a ONU. Então, antes da pandemia, já era um problema. E aí tem diversos estudos sobre gerações, endereçados à geração Z, que são justamente os alunos nascidos a partir de 1995 e estão na escola na educação básica. Os jovens da geração Z já têm muitas dificuldades em relação às emoções por muitos fatores, mas, principalmente, pelo aspecto da mudança do comportamento familiar, que torna esses alunos mais dependentes, com menos autoestima, menos resilientes, gerando maior ansiedade, depressão e aumento das taxas de suicídio.

Leia mais: Como trabalhar as emoções com as crianças? Entenda!

Portanto, isso já era um problema antes da pandemia, com ela, o que se criou foi um ambiente ainda mais insalubre, tóxico, no sentido de você ter uma alteração nas relações sociais. Todos ficaram mais distantes dos amigos, houve um isolamento físico, que não necessariamente é social, mas acaba afetando o aspecto social. Além disso, o ambiente familiar ficou conturbado para todos, o que causa um impacto muito grande nos alunos. Problemas econômicos, desgaste familiar, isso acaba afetando a figura do aluno. A saúde mental é a base para qualquer aprendizagem, pois você não consegue ter um ambiente produtivo de aprendizagem se você não tem uma situação de saúde mental estável ou equilibrada.

É um tremendo desafio como a escola vai lidar com essa complexidade toda. Esses alunos estão vindo de um momento que não foi férias, um simples recesso, foi algo de muito abalo, todos estão com saudades, sofrendo com a crise, seja de saúde ou financeira, ou com a perda de familiares, então tudo isso é muito complexo.

Blog LUMA – Além dos protocolos de segurança, qual deve ser o olhar das escolas para as questões emocionais dos alunos?

Gilber Machado – A gente entende que qualquer plano operacional tão complexo como vai ser esse dos protocolos de segurança sanitário para o retorno das aulas vão vir junto de uma ansiedade, medo e dúvida. Então, as questões emocionais tornam-se que já é complexo mais complexo. A escola precisa estar muito preparada para lidar com todas essas questões e, principalmente, fazer gestão de crise, considerando aspectos relacionados à comunicação. Você, hoje, está em um ambiente de redes sociais, onde tudo se potencializa, então as escolas precisam ficar atentas a isso. A melhor maneira de enfrentar um problema desse é construindo antecipadamente. Sendo assim, é por isso que sugerimos o exercício da empatia e de preparação envolvendo as famílias, toda comunidade escolar.

A escola precisa de estratégias para envolver as famílias, ensiná-las sobre essas questões, porque elas também estão vivendo essas dramas pessoais. Então, de alguma maneira, evitar e reduzir esses atritos, pois uma forma é você tentar agir com a educação sobre as emoções e sobre esse acolhimento necessário para esse momento. É uma questão muito importante, que não considera apenas os alunos. Eles são uma parte muito importante, mas também têm os educadores, porque tudo isso é uma engrenagem. Os educadores, a família e os alunos, todos serão muito útil para reduzir toda essa tensão.

Além disso, começar a fazer uma estratégia de gestão dos alunos, por meio de escuta e a partir do que a gente chama de uma construção de uma agenda positiva. A escola precisa tirar os alunos desse ambiente tóxico por meio de um olhar otimista e de esperança em relação ao futuro. Todas essas situações são de aprendizagem, de resiliência emocional, e tudo isso é um grande desafio.

Blog LUMA – Qual a importância das escolas terem profissionais voltados para trabalho exclusivamente no aspecto emocional dos alunos?

Gilber Machado – Antes de tudo, tem que ter uma preparação de toda a comunidade escolar, começando em casa, com as famílias. Os professores e as pessoas de dentro da escola, inclusive quem trabalha na recepção, todos que têm contato com os alunos no ambiente, eles precisam ser orientados em relação às condutas. Entretanto, existem papeis de destaque dentro da escola, começando pelos orientadores, as coordenações e as lideranças pedagógicas das escolas. Todas essas pessoas precisam ter muito clara a importância da aprendizagem socioemocional e das ferramentas que as escolas vão utilizar.

“Tem escola que traz no seu corpo de profissionais psicólogos e psicopedagogos, que dão orientações para os demais profissionais. E, em alguns casos, também atendem os alunos, com a ressalva de que atendimento psicológico, do ponto de vista terapêutico, deveria ser fora da escola. A escola não é esse ambiente, não é papel da escola fazer atendimento terapêutico, mas cabe à escola fazer o desenvolvimento do ponto de vista pedagógico da aprendizagem”.

Gilber Machado, CEO da Kuau.

Na Kuau, por meio das nossas soluções educacionais de projetos de vida e aprendizagem socioemocional, criamos ferramentas que permitem facilitar o trabalho dos profissionais que já estão na escola. Ou seja, permitir que a escola possa personalizar as abordagens da aprendizagem socioemocional e de projeto de vida, permitindo canais de escuta, indicadores da aprendizagem socioemocional dos alunos e trabalhar de maneira estruturada o projeto de vida, que é justamente essa agenda de otimismo, que fale de futuro, crescimento, oportunidades, que faz o aluno olhar para o mundo e se descobrir.

Blog LUMA – Como deve ser essa integração família e escola, visando o retorno das aulas dos alunos?

Gilber Machado – Eu entendo que a relação família e escola para a formação dos alunos é fundamental. O que a gente tem recebido cada vez mais de feedback das escolas em relação a adoção do nosso programa Projeto de Vida. Ele acaba sendo justamente a chance desse elo entre aluno, família e a escola. Isso porque é um alinhamento de expectativa entre essas três pontas. A família sempre tem grande expectativa em relação ao futuro e ao sucesso do filho em relação ao futuro, mas os alunos têm as suas próprias expectativas. Ele tem que ser protagonista, e não viver o projeto de vida da família, do pai e da mãe, então, nessa correlação entre família e aluno existe muito conflito.

Leia mais: Afinal, qual a importância da presença dos pais na educação dos filhos?

E no outro lado está a escola, que fica no meio desse conflito e da expectativa em relação ao que os pais desejam e que, muitas vezes, o aluno tem os seus desejos. A escola pode ser esse elo desenvolvendo o projeto de vida, que vai permitir que os pais consigam enxergar na escola esse aliado do aluno e permitir que a família enxergue o desenvolvimento do seu filho. A escola precisa ser um incentivador na criação desses desejos. Ela precisa ajudar esse aluno a criar esses significados que ele vai encontrar durante a jornada que ele vai na escola. Então quando ele começar a identificar isso, ele tem um projeto de vida e isso vai depender dessas experiências e desses aprendizados. Dessa forma, você começa a ter uma plenitude de satisfação desse aluno, de engajamento, o que se reflete em todo o ciclo.

Blog LUMA – Como fica o trabalho do aspecto emocional dos alunos com as aulas on-line? Você vê as escolas se preparando para melhorar nesse aspecto?

Gilber Machado – Essa preocupação referente ao socioemocional já era muito crescente nas escolas. Isso vem, cada vez mais, ganhando atenção nas escolas, justamente por causa das taxas de ansiedade, depressão e suicídio estarem crescendo. A questão toda é que a pandemia trouxe um cenário onde a maioria das soluções está centrada no modelo antigo. Ou seja, onde você tem o professor em sala de aula e todos os recursos pedagógicos ainda estão em material didático impresso. Ou quando estão na internet em formatos, digamos, antigos. O que vai acontecer, diante desse cenário de mudanças aceleradas das metodologias educacionais, é que a escola tem que ser híbrida. Ela precisa estar pronta para dar ao aluno a condição de ele se desenvolver em um ambiente mediado pelo professor. Mas também dar a eles os instrumentos adequados para eles terem uma experiência digital.

A escola tem a oportunidade de dar um salto, começar a buscar soluções mais contemporâneas. E foi isso que fizemos na Kuau. Somos uma plataforma digital com método híbrido, que permite a escola flexibilizar o programa tanto no ambiente presencial quanto na palma da mão do aluno. O ambiente digital também permite mais evidências desses aprendizados. Fica mais poderoso e mais ágil para a escola identificar o aprendizado do aluno, o seu engajamento e a sua gestão socioemocional. A gente percebe, portanto, que a escola vai ter a chance de dar um salto. E aquelas empresas que estiverem prontas para atuarem nesse cenário de transformação digital, sem dúvida, vão sair na frente.

Gostou do nosso conteúdo sobre o retorno das aulas presenciais e a preocupação com o aspecto emocional dos estudantes? Então que tal seguir a LUMA Escola Individualizada nas redes sociais e não perder nenhuma novidade? Estamos no Facebook e no Instagram.

Postagem anterior

Entenda as principais metodologias de ensino utilizadas na LUMA

Próxima postagem

Participação da família na vida escolar: como fazer de forma natural?

Relacionados Postagens

Edtechs
Educação dos filhos

Como as edtechs estão se ajustando para um novo mundo pós-pandemia

11 de janeiro de 2021
Thanksgiving
Educação dos filhos

Conheça a história do Thanksgiving Day

15 de dezembro de 2020
Controle dos filhos
Educação dos filhos

Veja quais apps podem auxiliar no controle dos filhos

3 de dezembro de 2020
Pensamento computacional
Educação dos filhos

Como o pensamento computacional pode impactar nosso futuro?

3 de dezembro de 2020
Próxima postagem
Participação da família na vida escolar: como fazer de forma natural?

Participação da família na vida escolar: como fazer de forma natural?

Discussão sobre estepost

Categorias

  • Aula Particular e reforço escolar
  • Comportamento infantil
  • Educação dos filhos
  • Rotina de estudos e aprendizagem

Nosso Feed

  • Nós, da LUMA, sempre incentivamos os nossos alunos a darem o primeiro passo. O processo de aprendizagem, inicialmente, sempre causa um desconforto por ser uma nova etapa, porém é algo construído aula por aula. Não é do dia para noite que uma árvore cresce. É necessário paciência para buscar e encontrar os melhores caminhos para o crescimento.
⠀
Vamos superar os desafios juntos?
⠀
Para mais conteúdos, acesse blog.lumaescola.com.br ou o link em nossa bio.  #lumaescola #aulaonline #educacaoinfantil #vix #bh #cwb #sp
  • Quinta-feira chegou e quantas novas oportunidades você criou nesta semana?
⠀
Para mais conteúdos, acesse blog.lumaescola.com.br ou o link em nossa bio.
⠀
#lumaescola #aulaonline #educacaoinfantil #vix #bh #cwb #sp
  • Seu filho tem dificuldade com interpretação de texto?  Entenda como funciona a Progressão de Leitura Tripla com palavras-chave, técnica usada pelos tutores da LUMA para os seus alunos driblarem a dificuldade de interpretação de texto.  A pergunta que não podemos esquecer: existe ou não amor em SP?  Para mais conteúdos, acesse blog.lumaescola.com.br ou o link em nossa bio.  #lumaescola #aulaonline #educacaoinfantil #vix #bh #cwb #sp #rj #rn
  • Os passeios são atividades importantes que os pais devem fazer com os filhos. Além de ser um momento de lazer e de conexão entre familiares, também é possível agregar cultura e conhecimento durante as visitas. Mas quais são os melhores lugares para passear com as crianças?  No post de hoje listamos alguns lugares ideais para passeios familiares.  Para mais conteúdos, acesse blog.lumaescola.com.br ou o link em nossa bio.  #lumaescola #aulaonline #educacaoinfantil #vix #bh #cwb #sp #rj #rn
  • A série The Boys é uma das produções de maior sucesso da plataforma de streaming Amazon Prime. A série é ideal para quem gosta de heróis, política e questões éticas.  No post de hoje, separamos alguns ensinamentos da série. Faltou algum? Fale nos comentários.
⠀
Para mais conteúdos, acesse blog.lumaescola.com.br ou o link em nossa bio.
⠀
#lumaescola #aulaonline #educacaoinfantil #vix #bh #cwb #sp #rj #rn
  • Saber o caminho e ter paciência para percorrer, são essenciais para alcançar o seu objetivo.  Para mais conteúdos, acesse o link da nossa bio ou blog.lumaescola.com.br  #lumaescola #aulaonline #educacaoinfantil #vix #bh #cwb #sp #rj #rn
  • Sempre existe uma pressão para ter muitas horas de estudos ao longo do dia. Ter bons resultados é algo muito além do que o acúmulo de horas estudas, mas, sim, um conjunto de atividades executadas durante o dia.
⠀
É preciso ter cuidado para o aprendizado não ficar apenas no automático. Ter uma organização é essencial, ainda mais com os estudos acontecendo dentro de casa.
⠀
Para mais conteúdos, acesse o link da nossa bio ou blog.lumaescola.com.br  #lumaescola #aulaonline #educacaoinfantil #vix #bh #cwb #sp #rj #rn
  • Jogos de matemática para crianças são ótimas ferramentas de aprendizado, principalmente nos primeiros anos de escola.
⠀
Além de ser divertido jogar, esse tipo de atividade deixa os pequenos familiarizados com os números e ajuda as crianças a perder o medo de estudar matemática.  Para mais conteúdos, acesse blog.lumaescola.com.br ou o link em nossa bio.  #lumaescola #aulaonline #educacaoinfantil #vix #bh #cwb #sp #rj #rn
  • Ontem foi o aniversário do ex-jogador de basquete Michael Jordan. Campeão 6 vezes da NBA e medalhista de ouro nas Olimpíadas de Los Angeles (1984) e Barcelona (1992), Jordan é considerado por muitos o maior jogador da modalidade e um dos maiores atletas da modernidade.  Hoje atua como empresário e investidor em diversas áreas de atuação. O astro se tornou o primeiro ex-jogador a virar dono de uma equipe da liga americana de basquete.  Para mais conteúdos, acesse blog.lumaescola.com.br ou o link em nossa bio.  #lumaescola #aulaonline #educacaoinfantil #vix #bh #cwb #sp #rj #rn

Artigos populares

  • química no dia a dia

    Veja como a química está presente no nosso dia a dia

    0 ações
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Como trabalhar as emoções com as crianças? Entenda!

    0 ações
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • 5 atividades de socialização para crianças se divertirem com os pais e amigos

    0 ações
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Qual a importância do lúdico na educação infantil? Entenda mais!

    0 ações
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Confira 5 livros para crianças que estão aprendendo a ler!

    0 ações
    Compartilhar 0 Tweet 0

Categoria

  • Aula Particular e reforço escolar
  • Comportamento infantil
  • Educação dos filhos
  • Rotina de estudos e aprendizagem

Siga a LUMA

  • Comportamento infantil
  • Educação dos filhos
  • Aula Particular e reforço escolar
  • Rotina de estudos e aprendizagem

© 2020 LUMA Escola individualizada - Melhor blog educacional do Brasil.

Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Comportamento infantil
  • Educação dos filhos
  • Aula Particular e reforço escolar
  • Rotina de estudos e aprendizagem

© 2020 LUMA Escola individualizada - Melhor blog educacional do Brasil.

Estamos usando cookies para oferecer a melhor experiência em nosso site.

Você pode descobrir mais sobre quais cookies estamos usando ou desligá-los em Configurações.

Visão geral de privacidade
Blog - LUMA Escola Individualizada

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis. Mais informações na nossa página de POLÍTICA DE PRIVACIDADE.

Cookies estritamente necessários

O cookie estritamente necessário deve estar ativado o tempo todo para que possamos salvar suas preferências de configuração de cookies.

Se você desabilitar este cookie, não poderemos salvar suas preferências. Isso significa que toda vez que você visitar este site, precisará habilitar ou desabilitar os cookies novamente.

Cookies de terceiros

Informações de outras fontes: protegemos essas informações de acordo com as práticas descritas nesta Declaração de Privacidade, além de respeitar as restrições adicionais impostas pela fonte dos dados. Essas fontes variam no decorrer do tempo, mas podem incluir:

    • prestadores de serviços que nos ajudam a identificar uma localização baseada no seu endereço IP para personalizar o nosso serviço e para outros fins compatíveis com esta Declaração de privacidade;
    • fornecedores de dados online e offline, dos quais obtemos dados demográficos, dados baseados no interesse e dados relacionados a anúncios online;
    • fontes disponíveis ao público, como bancos de dados abertos do governo.

Ative os Cookies estritamente necessários primeiro para que possamos salvar suas preferências!

Política de Cookies

O que são cookies? 


Cookies são pequenos arquivos de dados, armazenados normalmente no seu aparelho enquanto você navega e utiliza sites e serviços online. Cookies são bastante utilizados para que sites funcionem ou funcionem de forma mais eficiente, bem como para gerar informações de relatórios e ajudar na personalização do serviço ou publicidade. 


Os cookies não são os únicos tipos de tecnologias que permitem essa funcionalidade. Também usamos outros tipos de tecnologias semelhantes. Consulte os itens abaixo para obter mais informações e exemplos.

Criado por  GDPR Cookie Compliance