O que você está ensinando para o seu filho? As ações valem mais que os discursos, por isso, uma boa educação começa por aqui. Neste conteúdo, você vai entender melhor sobre como educar pelo exemplo. Confira!
Nenhuma ação tem mais impacto na formação de uma criança do que o comportamento dos pais. Educar pelo exemplo não é uma tarefa simples, mas é a melhor opção para ensinar com carinho e cuidado.
As palavras são importantes, mas as atitudes contam muito mais. Por isso, é preciso ter cuidado com tudo que é falado e feito perto da criança. Afinal, é na primeira infância que ela forma suas acepções sobre o mundo e compreende o que é certo e errado.
A importância da educação pelo exemplo
O que você está ensinando para o seu filho? As ações valem mais que os discursos, por isso, educar pelo exemplo é um bom começo. Na infância, as crianças admiram os mais velhos e acabam imitando o que os responsáveis fazem. Por isso, é importante se preocupar com esse tipo de influência.
Leia mais: Já ouviu falar em parentalidade positiva? Saiba o que considerar!
O Ministério da Educação lançou um material para incentivar os pais a lerem para os filhos. Segundo a instituição, o gesto é simples, mas capaz de influenciar o desenvolvimento intelectual na fase de pré-alfabetização.
O filósofo Mário Sérgio Cortella ressalta essa importância mostrando como é necessário agir de acordo com a ética que pregamos. Consequentemente, devemos pensar sobre nossos ideais familiares que servirão de espelho para os filhos.
5 dicas para ensinar por meio do exemplo
As crianças, em seus primeiros anos de vida, têm o objetivo de brincar e se divertir. Depois, elas começam a sentir necessidade de progredir e inovar, e começam a copiar os exemplos e hábitos de pais e professores.
Confira 5 dicas para educar pelo exemplo de modo satisfatório.
Pratique o respeito ao próximo
Educar pelo exemplo é fácil quando não há nenhum dilema ou dificuldade no caminho. Mas é nos instantes desafiadores que os pais precisam praticar o respeito ao próximo e mostrar que em alguns momentos da vida, mesmo estando certo, é preciso recuar para viver em harmonia. Um bom exemplo de prática do respeito ao próximo são as filas de supermercado. Os pais não devem furar fila, e precisam repreender os filhos caso eles tentem.
Preocupe-se com a alimentação
Todos os pais desejam que os filhos comam legumes, verduras e sejam saudáveis. Mas quantos responsáveis têm uma alimentação equilibrada? Como a criança será estimulada a comer comidas saudáveis se todas as noites os pais não se alimentam corretamente? Por isso, na hora das refeições, preze por uma comida caseira e peça para todos sentarem à mesa para comer.
Estimule a leitura
Os livros são capazes de ensinar um universo completamente novo para as crianças. Por meio das histórias e dos enredos, os pais podem construir uma relação única com os filhos. Assim, é importante reservar um momento com as crianças e estimular o hábito da leitura. Além disso, frequente livrarias e presenteie o seu filho com livros.
Estimule o convívio com pessoas diferentes
Enquanto é criança, o seu filho pode ter a falsa impressão de que o mundo gira em torno dele e que a sociedade é aquele pequeno ambiente em que vive. Por isso, é necessário estimular o convívio social com novas pessoas e ideias diferentes. Assim, ele sairá daquele mundo fechado e perceberá que a sociedade é muito mais complexa do que ele imagina.
Trabalhe bons sentimentos
Durante a infância, os pequenos começam a aprender a lidar com os sentimentos. Assim, é importante que os pais estejam ao lado das crianças, trabalhando esses sentimentos e ajudando-as nas primeiras frustrações. Isso ajudará na construção do caráter, autoestima, contribuindo para o crescimento do seu filho, que se sentirá mais seguro para enfrentar problemas.
Leia mais: Entenda já a importância das brincadeiras educativas para a criança
Sabemos que não é possível ter atitudes positivas 100% do tempo. Mas sempre que for preciso discutir com alguém, tente não fazer isso em frente da criança, pois ela pode se sentir mal. Além disso, por mais que seja natural reclamar do cônjuge após uma briga, não faça dos filhos um muro de lamentações. Afinal, os pais devem levar segurança aos filhos e não medos.
Viu como não é tão difícil educar pelo exemplo? Gostou do nosso conteúdo ou tem alguma dica? Então, deixe o seu comentário no post!
Discussão sobre estepost