O artigo ensinará passo a passo algumas noções básicas de robótica que uma criança pode aprender por meio da internet. Não deixe de ler!
Estamos em um momento desafiador, porém oportuno. Estar em quarentena despertou em muitos pais a vontade e necessidade de ensinar seus filhos. Mas, o como fazer, não é uma receita de bolo, cada um tem a sua maneira. Então, que tal aprender em conjunto com seu filho noções básicas de robótica pela internet, de maneira lúdica, divertida e intuitiva? O curso é gratuito e fornece certificação ao final.
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Você poderá verificar como a afetividade da relação será facilitadora da aprendizagem de noções básicas de robótica. Enquanto que a proximidade do seu filho com a tecnologia será muito produtiva quando aplicar intencionalidade pedagógica.
Robótica Educacional
A Robótica Educacional, campo ainda recente nas escolas do Brasil, é popular em outros países do mundo, como Estados Unidos e Japão. No cenário brasileiro, é uma tendência inspirada nas experiências em Cultura Maker e na metodologia de ensino S.T.E.A.M.
A Cultura Maker é orientada pelo “faça você mesmo”. Muitos teóricos do campo pedagógico defendem a ideia do aprender a fazer. É uma concepção bastante adotada nos cursos de ensino técnico, por exemplo. Atualmente, os estudos publicados no campo da Pedagogia indicam o aprender a aprender como maneira de melhor preparar os estudantes para um mundo de atualizações constantes, ou seja, conscientes do próprio processo de aprendizagem para um Lifelong Learning.
A metodologia S.T.E.A.M (Science, Technology, Engineering, Arts and Mathematics), bastante popularizada nos Estados Unidos, integra áreas do conhecimento para aplicação em projetos favorecendo o trabalho colaborativo. Coloca, portanto, o estudante como protagonista da própria aprendizagem e foi pensada para prepará-lo para os desafios do futuro.
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Tratando de experiência pessoal, a união entre essas teorias, na prática, possibilita o desenvolvimento do potencial de diversos perfis de crianças. Daqueles que apresentam altas habilidades, bem como as que possuem defasagem em determinadas áreas do conhecimento. Isso se dá justamente pelo fato da capacidade criativa ser muito expressiva nas idades mais tenras e o desejo inventivo se tornar combustível motivador dos estudos.
Dessa forma, a Robótica Educacional fornece altos estímulos para o desenvolvimento do raciocínio lógico matemático, trabalha interdisciplinarmente as áreas do conhecimento, valoriza a criatividade e inovação. Quando trabalhada em grupos, favorece o relacionamento interpessoal.
Entenda o choque de gerações e o utilize a seu favor
É de acordo comum que as novas gerações possuem uma relação estreita com a internet e as tecnologias emergentes. Você pode até não perceber, mas elas estão aprendendo muito com isso. Portanto, a aprendizagem de novas funcionalidades dos aparelhos, aplicativos, jogos e demais ferramentas disponíveis na internet, junto ao acesso ilimitado de informações na palma da mão, exige desses jovens e crianças uma estratégia para aprender, a qual se pode resumir em: explorar!
Veja, há um lado positivo em seu filho ter proximidade com a tecnologia digital, pois ele está assimilando o mundo que vivemos e construindo conhecimentos prévios para as tecnologias do futuro. Além disso, colocar-se em uma posição de escolha dos conteúdos e pesquisar respostas para seus próprios questionamentos imprimem nele um perfil diferenciado, que pode ter dificuldade de ser atendido por metodologias de ensino tradicional.
Nesse caso, então, será necessário entrar no mundo dele: o desejo de aprender vai aparecer se envolver diversão.
Mão na massa
Code.org é uma plataforma gratuita criada para a disseminação dos conhecimentos em Ciência da Computação com o foco em crianças e adolescentes. Dessa maneira, cada detalhe foi pensado estrategicamente para tornar essa experiência divertida, fluída e com muita aprendizagem.
Sendo assim, acesse studio.code.org e encontre a área de cursos. É possível escolher propostas adequadas conforme a necessidade do momento. Há cursos específicos para cada faixa etária com duração de 20h, que são divididos em:
- 4 a 6 anos: para crianças que estão começando a ler;
- A partir dos 6 anos: para crianças que já sabem ler;
- 8 a 18 anos: para aprofundar os conhecimentos em programação;
- 10 a 18 anos: desafios com maior grau de complexidade, que envolvem conceitos de repetições e condições.
Além desses, há outros cursos temáticos, com cerca de 14 desafios (1h-2h).
- Minecraft – com variações entre Mundo Aquático, Aventureiro, Jornada do Herói e Designer do Minecraft;
- Frozen;
- Angry Birds e outros.
Sugiro que comece pelos cursos temáticos, pois são mais curtos, e os temas são envolventes e desenvolvem familiaridade com a plataforma. Todos eles oferecem certificação quando concluídos.
O desafio Minecraft Aventureiro
O seu filho provavelmente já conhece o Minecraft, então programá-lo será uma experiência encantadora. A ideia é que seja uma brincadeira divertida e significativa.

Você deverá escolher um personagem para realizar os desafios: Steve ou Alex. Em seguida, aparecerá uma caixa de vídeo, na qual um colaborador do Code.org dará dicas sobre programação, explicará alguns modos de execução e a proposta da atividade.
Na parte superior da tela, há círculos indicativos das fases totais e em qual deles vocês se encontram. No canto esquerdo, fica a tela do jogo, onde se observa a ação dos blocos. Na área de trabalho, há a separação do campo em que ficam todos os blocos de comando disponíveis, e, ao lado, a área de execução. Mas atenção, você só deve utilizar os blocos necessários para o desafio, porque blocos a mais poderão exceder o número ideal de comandos.
O bloco QUANDO EXECUTAR (amarelo) é um bloco permanente, que está relacionado ao botão executar, abaixo da tela do jogo. Os demais blocos (AZUL) têm finalidades diferentes. Para que eles sejam reconhecidos no momento da programação, deve-se encaixar na ordem desejada. Blocos que estão na área de programação, mas não estão conectados, serão desprezados. Esse encadeamento de comandos é útil para dar noções de raciocínio lógico e encadeamento de ideias.


Com a conclusão do desafio ocorre um feedback imediato e, então, o próximo desafio.

Desafio seguinte
Os blocos são, na verdade, máscaras que tornam a linguagem de programação mais atrativa e melhor compreensível pelas crianças. No entanto, é possível verificar como essa programação ficaria se fosse escrito sem o filtro da máscara. Para tanto, é necessário clicar em Mostrar Código.

Mas não para por aí. Um dos recursos disponíveis nas atividades é o laço de repetição. Ele serve para reduzir o número de comandos inseridos na linha de programação. Como benefício adicional da aprendizagem, auxilia na identificação de padrões, síntese de ideias semelhantes e aprimora o raciocínio lógico.

Além disso, há o bloco de condições. Ou seja, se algo for identificado, uma sequência de ações deverá ocorrer. Caso a condição não seja identificada, toda a sequência de comandos dentro do laço será desprezada. É um recurso incrível e muito inteligente.

Ao final, na última etapa, a criança poderá criar qualquer programação isenta da obrigação de atender a algum desafio que poderá restringir sua criatividade. Antes disso, é bem possível que seu filho tenha tentado fazer comandos que não eram necessários durante as fases, mas eram divertidos. Ele estará capacitado para explorar esse recurso.

O certificado é um reforço positivo por toda a dedicação e aprendizagem desse processo. Você poderá realizar novos cursos, mais preparados e agregando maiores conhecimentos sobre essa área da robótica.
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