As metodologias de ensino são uma parte fundamental no processo de ensino-aprendizagem dos alunos. Portanto, saiba quais são as utilizadas pela LUMA Escola Individualizada
São muitas as metodologias de ensino utilizadas para as aulas, mas você já se perguntou se existe alguma melhor do que a outra? A resposta para esse questionamento, de acordo com especialistas, é que a melhor metodologia depende do perfil de aprendizagem do aluno.
Leia mais: Aula particular: como ela pode ajudar na sua rotina diária!
O educador, além disso, pode utilizar mais de uma metodologia simultaneamente, isso, é claro, depende do aluno. Na LUMA, os nossos professores utilizam metodologias de ensino que se baseiam em três pilares principais:
- Ensino focado nas principais necessidades do aluno’;
- Evolução rápida de desempenho;
- Experiência única de aprendizagem, colocando o aluno como agente ativo durante as aulas.
A seguir, listarei as metodologias de ensino mais utilizadas na LUMA para o individualização dos ensinamentos
Metodologias ativas
É uma metodologia mais interativa, colocando o aluno como principal protagonista do processo de aprendizado. Dessa forma, o docente se torna orientador e mediador do conhecimento. As principais técnicas adotadas nessa modalidade são
Sala de aula invertida
Modelo contrário ao ensino tradicional. Nessa técnica o aluno, antecipadamente, tem acesso aos conceitos que serão abordados na aula e, posteriormente, junto ao seu professor, discute o tema e tira suas dúvidas.
Gamificação
Utilização de jogos para tornar a jornada de aprendizado mais estimulante. Portanto, é uma incrível técnica usada especialmente para alunos sem motivação e interesse por determinada disciplina.
Metodologia ativa baseada em projetos ou experiências
Estímulo e desenvolvimento crítico dos alunos por meio de projetos que solucionem grandes problemas ou por experiências científicas.
E-learning
Nesse modelo, a aprendizagem é auxiliada por plataformas de apoio acessadas através da internet, podendo, portanto, utilizar qualquer recurso audiovisual. As suas principais vantagens consistem em: flexibilidade de horário, autoaprendizagem e ritmo de ensino focado no aluno.
STEAM
O maior objetivo dessa metodologia é formar indivíduos interdisciplinares. Dessa maneira, os conceitos são trabalhados em diversas áreas, como: Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática. Além disso, os trabalhos são realizados em cinco etapas básicas: investigar, descobrir, conectar, criar e refletir.
Leia mais: Aula particular para crianças: como devem funcionar?
Gostou do nosso conteúdo explicando, de forma resumida, as metodologias de ensino usadas na LUMA? Então que tal seguir a LUMA Escola Individualizada nas redes sociais e não perder nenhuma novidade? Estamos no Facebook e Instagram.
Discussão sobre estepost