Esse déficit afeta a habilidade de uma pessoa em aprender sobre número, entretanto, existem métodos que podem amenizar os efeitos da Discalculia
Muitas crianças podem ter dificuldades em compreender os conteúdos das aulas, principalmente os relacionados à matemática. Essa dificuldade, em muitos casos, pode ser causado pela Discalculia, um transtorno causador de uma desordem neurológica específica que afeta a habilidade de uma pessoa em aprender sobre números. Tal déficit costuma ocorrer em pessoas que não conseguem fazer cálculos e outros tipos de operações matemáticas.
Entretanto, existem métodos que podem ajudar as crianças a lidar com esse problema. A Discalculia tem solução, e as aulas particulares podem ser aplicadas como reforço escolar. Para isso, é importante detectar o transtorno rapidamente e usar as melhores formas para resolvê-lo.
Como identificar a Discalculia
A Discalculia costuma ser percebida em crianças com idade escolar que não estão conseguindo aprender a fazer cálculos e operações numéricas. Desse modo, esse transtorno pode afetar pessoas com os mais avaliados tipos de Quociente de Inteligência (QI). Os sintomas da Discalculia são:
- Não saber diferenciar os sinais matemáticos (adição, subtração, multiplicação e divisão);
- Ter problemas de direção;
- Não ter noção do que é lado esquerdo e direito;
- Não conseguir identificar qual número é mais do que o outro;
- Ter dificuldades para identificar as horas em relógios que não sejam digitais;
- Não ser capaz de identificar e memorizar fórmulas matemáticas;
Ao identificar o transtorno rapidamente, é possível começar a pensar na melhor forma de tratá-lo. A aplicação de técnicas que permita as pessoas com Discalculia desenvolver operações matemáticas de maneira semelhante a quem não é portador desse transtorno é um importante.
Leia mais: Como ensinar sobre preservação do meio ambiente para crianças?
Ademais, é importante ressaltar que a Discalculia pode ser hereditária, da mesma forma que a Dislexia e o Daltonismo.
Como resolver esse transtorno
Existem métodos de tratamento que possibilitam melhorar a atenção de pessoas que têm Discalculia. As aulas particulares, assim sendo, podem auxiliar na aprendizagem das operações matemáticas. Em muitas cidades existem professores particulares com a capacidade de atender pessoas que têm esse déficit.
Portanto, é de extrema importância realizar uma busca por um professor capacitado. Com algumas aulas particulares e muita dedicação, é possível combater a Discalculia da melhor maneira possível. E, dessa forma, quem possui o transtorno poderá ter uma vida melhor.
É possível ter uma vida normal
Se o seu filho tem Discalculia, saiba que esse transtorno pode ser encarado de frente, e que o seu pequeno pode ter uma vida tranquila, sem maiores problemas. Com reforço escolar, ele terá mais chances de obter um melhor desempenho, não só em matemática, mas em outras disciplinas que têm conteúdo voltado para a área das ciências exatas.
Leia mais: 5 sinais que seu filho precisa de um professor particular imediatamente
Em suma, procure rapidamente um especialista para tratar a Discalculia logo que o transtorno for identificado. Dessa forma, o seu filho terá uma vida acadêmica produtiva assim como a dos seus colegas.
Leia mais artigos no Blog LUMA.
Discussão sobre estepost