Entenda como funciona a Progressão de Leitura Tripla com Palavras-Chave, técnica usada pelos tutores da LUMA para os seus alunos driblarem a dificuldade de interpretação de texto
O cérebro do estudante com dificuldade de interpretação age de forma semelhante ao trabalho desempenhado por um arquivista. Portanto, imagine alguém pedindo informação a um arquivista de uma grande empresa. Primeiramente, ele interpreta a informação e busca o arquivo que contém os dados solicitados. Logo depois, procura gaveta por gaveta e, ao encontrar o material, o entrega a quem solicitou.
Antes de tudo, imagine a situação onde o solicitante recebe o arquivo e diz: “senhor, não foi isso que solicitei. Acho que você deve estar enganado“. Ou o seguinte cenário no qual o arquivista fala: “não entendi quais dados o senhor está solicitando“.
Leia mais: A importância do reforço escolar com caráter preventivo e evolutivo
O aluno pode até ter o arquivo (conteúdo estudado) guardado. Entretanto, se o que está sendo solicitado não é compreendido, todo o processo acaba prejudicado.
A maioria dos pais busca o nosso serviço de reforço escolar para aumentar o desempenho dos seus filhos. Dessa maneira, eles acreditam que o principal problema das notas está no aprendizado das disciplinas. No entanto, em grande parte dos casos, nós constatamos que o problema está na dificuldade de interpretação do aluno.
Os estudantes com dificuldade de interpretação demonstram problemas em várias áreas. O nosso programa de tutoria – onde os alunos têm atendimento em casa -, portanto, vai além do reforço escolar. Buscamos identificar a principal dificuldade do estudante e trabalhamos em cima dela.
A principal técnica que utilizamos com os nossos alunos quando o problema é a dificuldade de interpretação chama-se Progressão de Leitura Tripla com Palavras-Chave. É um método que evita erros que podem comprometer as notas ou até mesmo levar à reprovação. Ela é divida em três fases:
- Primeira leitura (selecionando palavras-chave);
- Segunda leitura (descobrindo os conteúdos abordados);
- Terceira leitura (encontrando o X da questão).
Primeira leitura
Primeiramente, o importante é destacar e rescrever todas as palavras-chave ou frases-chave da questão. Também foque em todas as informações fornecidas.
Segunda leitura
Essa é a leitura mais importante. Portanto, é nela que o aluno esclarece quais os conteúdos que a questão está abordando. Isso só ocorre por causa das palavras-chave traçadas.
Terceira leitura
Caso o aluno ainda não tenha encontrado a resposta que a questão está pedindo, a utilização da estratégia da vinculação e eliminação entra em ação. Então basta o estudante lembrar dos tópicos estudados do conteúdo abordado pela questão e eliminar os que já estão fornecidos. Os pontos que sobrarem são as possíveis perguntas e conclusões.
O processo parece longo e demorado, mas a partir do momento que o aluno incorpora de forma natural essa metodologia a velocidade de resolução aumenta. Como resultado, os estudantes passam a resolver as questões na segunda leitura ou até mesmo na primeira.
Essa técnica é muito utilizada em matérias como:
- Biologia;
- Geografia;
- História;
- Português.
Mas vale ressaltar que esse método também pode ser usado para resolver questões de exatas, principalmente as discursivas e baseadas em problemas as quais envolvem criatividade e raciocínio lógico.
Como no cérebro armazena informações
O tempo ideal para uma pessoa melhorar seus estudos e maximizar os resultados é ter uma rotina de aprendizado de quatro a seis horas diárias. Esse é o tempo ideal para evitar perda de informações por esquecimento e potencializar a transferência de informações para o córtex.
Leia mais: Qual a importância do lúdico na educação infantil? Entenda mais!
O cérebro de um ser humano possui capacidade de processamento equivalente a 15 mil computadores de última geração trabalhando em conjunto. Além disso, ele possui uma incrível capacidade de armazenar até quatro séculos de informações de estudos árduos.
Cérebro x computador
O trabalho ocorre de forma bem semelhante a um computador com memória RAM e HD. A princípio, esses dois dispositivos possuem a mesma funcionalidade: armazenar alguma informação. A diferença eles entre eles, entretanto, é na maneira como as tarefas são realizadas.
A memória RAM é muito rápida, mas volátil. Ela consegue reter apenas uma quantidade pequena de informação, e por tempo limitado. Quando o computador é desligado, toda informação na RAM é perdida para sempre.
Leia mais: 5 sinais que seu filho precisa de um reforço escolar imediatamente
O HD, apesar de ser muito mais lento, tem capacidade de armazenamento milhares de vezes maior do que a RAM. Ademais, consegue reter a informação indefinidamente. Esses dois tipos de memória trabalhando em conjunto constituem um sistema muito poderoso.
Portanto, se você deseja gravar uma quantidade grande de informação, e de forma permanente, ela deve ser inserida no HD. Mas como não é possível fazer isso de maneira rápida, primeiro armazenamos a informação na memória RAM, e depois transferimos para o HD apenas aquilo que é importante. Quando isso é feito, dizemos que estamos “salvando” a informação.
Formação do cérebro
O nosso cérebro trabalha similarmente. Bem no miolo cerebral encontra-se o sistema límbico, região composta pelo hipotálamo, amígdala e, principalmente, o hipocampo, que é responsável pela nossa memória a curto prazo. Na parte mais externa situa-se o córtex, região fundamental para a memória a longo prazo.
O sistema límbico, no entanto, desempenha o papel da memória RAM. Tudo que os nossos sentidos captam é armazenado diretamente ali. Gravar uma informação nessa região é uma tarefa relativamente fácil. Apagar, entretanto, é ainda mais fácil.
Quando você tenta decorar o número de telefone de alguém, essa informação geralmente fica retida no sistema límbico. Dessa forma, a informação fica guardada poucos segundo ali até se perder para sempre.
A importância do córtex
Em contrapartida, o seu córtex tem a incrível capacidade de reter muita informação. É nessa região que você deseja armazenar todo o conteúdo estudado. Sempre que uma nova informação é gravada em seu córtex ocorre uma alteração na estrutura física do seu cérebro.
Devido a complexidade de armazenar informações nessa região cerebral, colocamos tudo em nosso sistema límbico ao longo do dia. Esse sistema, porém, não é estável e possui a capacidade de armazenar algumas poucas horas de informação.
Leia mais: Dislexia: entenda mais sobre esse transtorno que atinge muitas crianças
Durante a noite, quando estamos em sono R.E.M. – a fase mais profunda do sono -, é que transferimos parte da informação armazenada em nossa memória de curto prazo para o córtex, onde ficará gravada por tempo indeterminado.
Portanto, estudar por muitas e muitas horas não é sinal de um estudo de qualidade. Ter uma rotina dosada e disciplinada, com o intuito de melhorar seus estudos, é fundamental para uma melhor compreensão dos conteúdos.
Gostou do texto sobre dificuldade de interpretação e a Progressão de Leitura Tripla? Quer ficar por dentro de outras novidades a respeito de reforço escolar, por exemplo? Curta a nossa página no Facebook e não perca nenhum texto novo.
Discussão sobre estepost