Neste artigo você vai encontrar dicas de como aprender história de forma divertida utilizando filmes, seriados, livros e games. Confira!
O seu filho tem dificuldades em aprender história? Ou ele está esgotado daquele estudo padrão de ler e escrever sobre o conteúdo estudado? Então, tenho dicas para aprender história usando entretenimento que podem ser muito valiosas para ele.
Essa indústria busca, muitas vezes, inspiração na história da humanidade para produzir suas obras. Portanto, consumir outras mídias pode ajudar na compreensão – principalmente as dinâmicas sociais e políticas de alguns fatos históricos.
Filmes
Provavelmente você já viu listas enormes de filmes históricos. Elas são diversas e realmente podem te ajudar a entender melhor alguns acontecimentos. Um dos exemplos é o filme chamado “A Queda! As Últimas Horas de Hitler”, de 2004. A obra alemã retrata, a partir da secretária de Hitler, Traudl Junge, as últimas resistências da Alemanha no final da Segunda Guerra Mundial.
Leia mais: Vencedor do Oscar de melhor filme, Parasita fala sobre aulas particulares
O filme mostra o temor e a evidente derrota da Alemanha, aplacando os generais alemães e o próprio Hitler ao final da guerra. Também foi exposto como funciona a lealdade do povo alemão. É um excelente filme para fixar e entender melhor as dinâmicas durante a Segunda Guerra Mundial, principalmente no Terceiro Reich.
Seriados
Além dos filmes, as séries também são excelentes opções, porque já conseguem abordar um período maior e com mais detalhes em personagens e acontecimentos. A obra chamada “The Crown”, série da Netflix com três temporadas, que aborda o reinado da Rainha Elizabeth II, da Inglaterra, é uma ótima dica.
Leia mais: Como as aulas particulares contribuem para o desenvolvimento do meu filho?
A série evidencia os acontecimentos que abalaram a história contemporânea inglesa, como, por exemplo, o fim do seu Império Ultramarino, o processo de independências das suas antigas colônias na África e Ásia, além de abordar as relações políticas e sociais – o que ajuda a compreender como funciona a monarquia inglesa moderna.
Livros
A literatura, como não podia faltar, também se encaixa nesse perfil. O livro “Os Pilares da Terra”, do autor Ken Follett, é um bom exemplo. Ele aborda a vida de um pedreiro na construção de uma Igreja em plena Idade Média.
Leia mais: Conheça as vantagens das aulas particulares presenciais e on-line
Sendo assim, o autor mostra como ocorreu a mudança do estilo Romântico e Gótico, como eram as relações de suserania e vassalagem, qual era o poder da Igreja Católica naquele período e como funcionava o poder do rei e a vida dos mais pobres. É uma obra, portanto, fascinante e apaixonante.
Videogame
Outra mídia que pode auxiliar o seu filho no entendimento de alguns conteúdos de história é o videogame. A dica é o jogo “Assassin’s Creed Origins”, que mostra bastante o Egito Antigo, especificamente do Reino Ptolomaico e o reinado da Cleópatra.
O que mais chama a atenção é o seu visual, onde é possível visualizar a grandiosidade das cidades naquele período e a magnificência dos conhecidos monumentos egípcios. Além disso, mostra as influências culturais deixada por Alexandre, O Grande nessa região. Por exemplo, no game, você consegue visitar a Biblioteca de Alexandria e conversar com grandes filósofos daquele período.
Leia mais: Saiba como ajudar o seu filho a ter aulas particulares on-line mais produtivas
Todas essas ferramentas ajudam a aprender mais a fundo a história, mas não podemos esquecer que ainda são obras de ficção. Então, por mais que utilizem contextos muito bem estabelecidos, elas vão criar uma narrativa voltada para o entretenimento.
Dessa maneira, é extremamente recomendado que o seu filho não deixe de pesquisar e estudar sobre esses períodos. Até mesmo para deixar a experiência dele ainda mais agradável e imersiva ao assistir um filme ou série, ler um livro ou entrar em um novo mundo nos games.
Gostou do nosso conteúdo sobre dicas para aprender história com entretenimento? Então que tal seguir a LUMA Escola Individualizada nas redes sociais e não perder nenhuma novidade? Estamos no Facebook, no Instagram e no LinkedIn.
Discussão sobre estepost