A pandemia do coronavírus (Covid-19) causou a suspensão de aulas em todo o Brasil. As plataformas de ensino, portanto, surgem como uma solução para os pais que buscam amenizar os impactos negativos na vida escolar dos seus filhos
A pandemia do novo coronavírus, responsável pela doença Covid-19, está impactando a vida da população mundial. A esfera da educação não fica para trás. Centenas de milhões de crianças e jovens de todo o mundo estão sem estudar devido ao fechamento de escolas, universidades, creches e demais instituições de ensino.
No Brasil o cenário não é diferente. A cada dia que passa aumenta o número de casos em território brasileiro. São Paulo e Rio de Janeiro largaram na frente, e, por isso, já são considerados locais de transmissão comunitária. Dessa forma, instituições públicas e privadas desses estados declararam suspensão imediata e por tempo indeterminado das aulas. A partir desta semana, outros estados tomaram a mesma decisão.
O que é o coronavírus (Covid-19)
Todo esse transtorno na educação está sendo causado pelo coronavírus. Mas você sabe o que ele é? O coronavírus é uma família de vírus causador de infecções respiratórias. Eles são responsáveis pela nova doença, chamada de Covid-19, que teve o primeiro caso registrado no final do ano passado na cidade Wuhan, na China.
A forma de transmissão
A Covid-19 pode ser propagada por vias respiratórias, contato físico e contato com superfícies contaminadas.
- Vias respiratórias: o coronavírus está presente na saliva e catarro, portanto, ele é expelido durante a fala, tosse e espirro. Então, se essa gotícula contaminada entra em contato com olhos, boca ou nariz, a infecção acontece.
- Contato físico: um simples aperto de mão é necessário para ocorrer a infecção, porque o vírus pode entrar na pela por meio dos olhos, boca e nariz. A troca de saliva (beijo) também é outra forma de transmissão, assim como um simples abraço.
- Superfícies contaminadas: o coronavírus pode estar presente em diversas superfícies que podem ser tocadas (corrimões, celulares, maçanetas, teclados, apoios em transportes públicos e botões) e, em seguida, serem passados para os olhos, boca e nariz.
Como se prevenir
O Ministério da Saúde recomenda algumas medidas de higiene para ajudar a diminuir a proliferação do coronavírus. Lavar bem as mãos até a metade do pulso com álcool em gel (70%), principalmente antes de levá-las à boca, nariz e olhos.
O álcool em gel, inclusive, é apropriado para limpar os objetos com superfícies contaminadas (corrimões, celulares, maçanetas e teclados). Para higiene nasal, o indicado é a utilização de lenço descartável. Na hora de espirrar ou tossir, levar o rosto à parte interna do cotovelo.
Leia mais: Materiais especiais – Blog LUMA
Evitar aglomerações e multidões de pessoas. Caso você tenha contato com outras pessoas, não cumprimente com apertos de mão, beijo no rosto ou abraço, além disso, mantenha a distância de um metro da outra pessoa.
A suspensão das aulas visa evitar a circulação e aglomeração de pessoas em um mesmo local, buscando dificultar a propagação do coronavírus. Sendo assim, aulas online por meio de plataformas digitais surgem como as opções para amenizar esse problema.
Como as plataformas de ensino podem atuar
As plataformas de ensino digitais ainda estão crescendo no Brasil. Algumas escolas, como a LUMA, já possuem um programa estruturado, onde o seu filho pode ter um ensino de qualidade até a situação se normalizar. Dessa forma, apresentamos alguns pontos de como elas trabalham com o seu pequeno.
Videoaulas didáticas
Apresentar em vídeo tudo o que seu filho está aprendendo em um determinado conteúdo, contextualizando com o mundo. Então, além de aprender, ele também vai entender de onde surgiu aquele conteúdo e para que serve o que ele está aprendendo.
Segmentando o conteúdo
A possibilidade de indicar para o seu filho o conteúdo específico que ele está estudando, além dos exercícios daquele determinado assunto. Um banco de vídeos e exercícios são ofertados para cada conteúdo de cada disciplina que o seu filho vê na escola. Dessa forma, você terá tarefas para o seu filho, independentemente do professor passar ou não.
Ensino personalizado
O aluno tem total liberdade para repetir o que não entendeu ou avançar no que já sabe sobre a matéria. Sendo assim, o estudante consegue aprender sempre na velocidade dele.
Crias níveis e mostrar a evolução do aluno
Os exercícios vão evoluindo de acordo com a disciplina. Entre um vídeo e outro são apresentados exercícios para testar o que o seu filho aprendeu. Caso ele erre algum, a plataforma de ensino consegue detectar o que ele errou, repetir o vídeo ou indicar outro que fale exatamente sobre o que ele falhou. Por isso, ele só avança quando conclui um estágio que dominou.
Reter a atenção do aluno
Em particular, a plataforma de ensino pode apresentar um sistema de ensino que premia o aluno com medalhas e bônus. Isso ocorre à medida que o estudante vai avançando nos níveis de estudos. Dessa forma, ele ganha status e medalhas para poder colecionar.
Criar relatórios de acompanhamento para pais e/ou tutores
As plataformas podem fornecer relatórios de uso para os pais. Dessa maneira, você consegue acompanhar a evolução do seu filho. Existe a possibilidade de ver os dias, horários e o progresso a cada vez que o seu filho acessa a plataforma, portanto, é impossível burlar.
Flexibilizar os locais e horários de estudos
As plataformas são online e de acesso pelo computador ou por um aplicativo de celular, portanto, o seu filho pode estudar a qualquer horário e em qualquer lugar. O ideal é que ele crie um ambiente de estudo, a qual o ajuda a fortalecer os hábitos de estudos durante esse período sem aula presencial.
Portanto, não há motivos para pânico, mas agora é hora de seguir as recomendações dos órgãos de saúde e esperar a situação se normalizar. O impacto do coronavírus na educação do seu filho será sentido, é inevitável. Mas as plataformas possuem as suas vantagens e podem atenuar os efeitos que essa pandemia causa na vida acadêmica do seu pequeno.
Gostou do nosso conteúdo? Então que tal seguir a LUMA Escola Individualizada nas redes sociais e não perder nenhuma novidade? Estamos no Facebook, no Instagram e no LinkedIn.
Discussão sobre estepost