Atualmente, mais do que nunca, manter a saúde mental em dia é tão importante quanto manter a saúde física. Então, utilize todo conhecimento e tecnologia que está a sua disposição, se relacione com quem te faz bem e se nutra de bons conteúdos. Confira mais sobre o assunto no artigo
O mundo já passou por diversas pandemias, como a Peste Negra e a Gripe Espanhola, todas com milhões de mortes. Mas agora temos enquanto civilização fatores muito positivos, e não podemos abrir mão deles: conhecimento e tecnologia. Esses dois pontos são fundamentais para mantermos a nossa saúde mental em dia em um período marcado por medo e incertezas.
O conhecimento nos torna menos vulneráveis ao vírus, ao ponto que sabemos como nos prevenir. Além disso, enquanto você lê este texto, cientistas pelo mundo inteiro trabalham incansavelmente desenvolvendo uma vacina para combater o Covid-19.
Leia mais: Comunicação e coronavírus: preste atenção
Quanto à tecnologia, ela é um diferencial muito importante em relação a outros cenários pelos quais a humanidade já passou. Mas ao contrário do século XIII a XVII, onde vilarejos ficaram isolados durante anos, sem comunicação alguma com o mundo exterior, temos na internet uma importante ferramenta, sem bem utilizada.
Defina um horário para se atualizar sobre a pandemia
Tente não passar todo o tempo conectado a informações negativas e trágicas. Então caso queire, reserve um momento do seu dia para se atualizar sobre o vírus no mundo e no Brasil, sobre as medidas que estão sendo tomadas pelos órgãos públicos etc.
Afinal, passar o dia inteiro checando informações sobre prevenção e curas não vai fazer com que elas aconteçam de forma mais rápida. Busque compreender que o vírus existe, pois é uma realidade sob a qual você possui muito pouco controle. Tente aceitar isso e usar seu tempo e esse universo de conteúdo que é a internet a seu favor.
Estude e busque uma rotina
Um exemplo disso são os cursos gratuitos que foram disponibilizados por portais como FGV, Sebrae, USP e faculdade internacionais de renome, como Yale e Harvard. Além disso, vários museus liberaram para o mundo inteiro passeios virtuais em suas dependências, ou seja, bons conteúdos estão à sua disposição.
Leia mais: Veja como a prática de mindfulness pode ajudar o seu filho
Aproveite os dias em casa e busque uma rotina. No começo pode ser um pouco difícil se adequar, mas que tal tentar fazer esse exercício? Manter uma regularidade para suas refeições, alguma atividade física, mesmo de alongamento, meditação (as opções na internet são muitas), e também reserve um momento para ler, afinal, você está em casa, mas o mundo ainda que esteja um pouco tonto não parou de girar.
Reforce laços sociais
Os tempos são de distanciamento social, inclusive por recomendação do Ministério da Saúde, mas ainda que o isolamento – físico – social seja algo discutível, não quer dizer que você precise estar distante de quem ama.
Que tal usar o período de quarentena para reforçar seus laços sociais? Afinal, o ser humano pode se reinventar e descobrir novas formas de estar em grupo, auxiliando no combate à ansiedade, muito comum nesses dias que estamos enfrentando.
Experimente conversas por aplicativos com seus amigos, marque encontros virtuais em grupo ou até mesmo assistir a um filme e conversar depois sobre ele.
Leia mais: Tecnologia na educação infantil: fique por dentro dos benefícios
Manter a saúde mental em dia é tão importante quanto manter a saúde física, então fique próximo de quem te faz bem, se nutra de bons conteúdos, e tenha coragem de reaprender a viver e se relacionar.
“O correr da vida embrulha tudo, a vida é assim: esquenta e esfria, aperta e daí afrouxa, sossega e depois desinquieta. O que ela quer da gente é coragem”. Guimarães Rosa em Grande Sertão Veredas.
Gostou do nosso conteúdo sobre conhecimento e tecnologia? Então que tal seguir a LUMA Escola Individualizada nas redes sociais e não perder nenhuma novidade? Estamos no Facebook, no Instagram e no LinkedIn.
Discussão sobre estepost