O artigo vai dar quatro dicas de como incentivar o seu filho a gostar de estudar. Não perca essa oportunidade!
Como incentivar meu filho a gostar de estudar? Essa pergunta é muito comum entre os pais. É fácil compreender essa situação, pois às vezes é complicado para os pequenos reconhecerem o valor do estudo frente às inúmeras possibilidades de diversão.
Para evitar que os filhos tenham problemas de aprendizado, é preciso, desde cedo, estimulá-los ao estudo sem que isso pareça uma obrigação ou algo pesaroso. Veja algumas dicas para incentivar o seu filho ao estudo!
Qual a importância do estudo desde cedo?
Tudo na vida parte de uma rotina, e para o hábito do estudo não é diferente. A criança adquire os hábitos de tomar banho, escovar os dentes, comer sozinha e se trocar; para a prática do estudo, deve acontecer da mesma forma.
Por vezes, nos deparamos com adolescentes em recuperação por falta de uma boa base no ensino fundamental. Ou seja, se no passado aquele aluno tivesse criado o hábito de estudar, seria mais fácil aprender a tabuada, por exemplo, do que assimilá-la agora, junto a problemas complexos de física e matemática.
Leia mais: A escolha da profissão: como ajudar nesse momento?
Portanto, é dever dos pais conversar e incentivar as crianças desde cedo, seja com atividades lúdicas ou realizando o dever de casa com elas.
Como estimular o interesse nos estudos?
O estudo nunca deve ser associado a uma punição ou castigo. Por isso, é preciso utilizar estratégias inteligentes para que a criança se divirta enquanto estuda. Veja algumas dicas.
Estabeleça objetivos
É mais fácil para o adulto se engajar em alguma coisa quando ele tem um objetivo definido; da mesma forma ocorre com a criança. Assim, a melhor forma de incentivá-la é criando objetivos de curto, médio e longo prazo.
Leia mais: Autonomia da criança: o que é e por que é tão importante?
No início do ano letivo, o objetivo de passar de ano está muito longe para os estudantes e por isso pouco palpável. Portanto, os pais devem definir objetivos mensais ou semestrais. Comece estabelecendo uma hora de estudo por dia, depois estabeleça uma nota mínima em um trabalho ou prova e assim por diante. Dessa forma, o seu filho ficará estimulado e feliz quando for conquistando cada objetivo.
Fale sobre a importância do aprendizado
É comum que a educação ainda seja tratada com uma metodologia rígida em que os alunos precisam passar de ano com notas boas e um dia se formar em uma faculdade. Assim, para desmistificar isso, comece a utilizar o verbo aprender no lugar de estudar. Afinal, o aprendizado vai muito além de estudar e ter boas notas: aprender significa agregar conhecimentos que serão utilizados por toda a vida.
Crie recompensas
Sabemos que o ato do estudo deve ser algo recorrente na vida das crianças. Mas, pelo menos no início, criar recompensas pode ser uma forma de incentivo. Dessa maneira, mesmo que ainda não reconheça o valor de estudar, o seu filho verá um benefício nessa atividade e se esforçará mais para alcançar os objetivos. Você pode trocar horas de estudo por um passeio, brinquedo novo ou até um tempo a mais no videogame.
Estude com seus filhos
Outro ponto importante é que os pais precisam ajudar os filhos, incentivá-los e dar o exemplo. De nada adianta mandar o seu filho estudar se você nunca tem tempo para ajudá-lo. Para facilitar o processo, crie uma grade de estudos para ele e proponha horários em que os dois estudarão juntos.
Caso essas dicas não sejam suficientes ou você ainda se pergunta “como incentivar meu filho a gostar de estudar”, é importante procurar ajuda profissional. Como explicamos acima, muitas dificuldades e erros de adolescentes e adultos poderiam ter sido evitados na infância com a ajuda de um professor particular, pois esse profissional tem a experiência necessária para incentivar as crianças ao estudo.
Leia mais: Afinal, tem idade certa para aprender inglês? Entenda mais!
Se você está à procura de uma escola individualizada que ofereça aulas particulares, conheça a LUMA e seus professores.
Discussão sobre estepost