Os seus filhos não estão tendo um bom rendimento acadêmico? Existem cinco passos que vão influenciá-los a criar um hábito de estudo. Veja quais são
Não sei como foi para você, mas, para mim, inicialmente, estudar foi um grande desafio. Ao olhar para trás e analisar colegas de classe, eu pude notar que existe um padrão claro entre os que tinham as melhores notas e os que não tinham um bom desempenho escolar. A diferença entre esses dois grupos, portanto, passa por ter um hábito de estudo.
Os seus filhos não apresentam um bom rendimento acadêmico e você ainda luta para que eles tenham que estudar? Então este é o artigo certo. Existem cinco passos que vão influenciá-los a criar um hábito de estudo. Afinal, é uma metodologia testada e validada com nossos alunos. Veja quais são:
- Conscientização;
- Criar um hábito de estudo;
- Criar uma rotina de estudo perfeita para os filhos;
- Transformar a rotina em algo duradouro;
- Evitar frustrações (um passo de cada vez).
Conscientização
Estudar é muito importante, obviamente. Mas será que os seus filhos realmente entendem isso? Se a sua resposta é “sim”, já pode pular a primeira etapa. Agora, se a sua resposta é “não”, temos uma dica de ouro para você.
Não adianta cobrar ou julgar os seus filhos se eles ainda não têm a consciência de que estudar é muito importante para o futuro deles. Então, antes de tentar ajudá-los, busque conscientizá-los da importância que os estudos podem ter na vida deles.
Converse com os seus filhos sobre o futuro, sonhos, desejos, possíveis profissões, lugares, estilos de vida e etc. Faça esse exercício semanalmente.
Leia mais: Educação dos filhos: a participação dos pais vai além da vida acadêmica
Se você ainda não teve esse tipo de conversa com eles por achá-los novos, não se engane, você pode começar por etapas, afinal, a natureza não dá saltos. Quanto antes você começar, maior será o seu poder de influenciá-los positivamente.
Todos possuem uma ordem de prioridade para tudo o que for fazer. Existem tarefas que são de extrema importância, mas também existem as tarefas que são de extrema urgência. É aqui que mora o problema: se estudar for algo que os seus filhos façam somente pelo senso de urgência, existe uma grande chance de eles deixarem tudo para última hora. Sendo assim, eles não vão aprender nadar. Tudo será decorado, e quem decora esquece.
Desse modo, pais, vocês, dentre todas as fontes de influências que existem, são os que têm o maior poder de mostrar aos filhos a importância dos estudos. Lembre-se de conversar com eles sobre o futuro de uma forma agradável. O mais importante é entender o que eles esperam, planejam, quais são os seus sonhos e os interesses.
Criar um hábito de estudo
Conscientizou os seus filhos do quão importante é estudar? Agora, o próximo passo é ajudá-los a estudar, a desenvolver o hábito de estudar.
O cérebro tenta transformar todas as rotinas em hábitos. Dessa maneira, o cérebro se torna mais eficiente. Escovar os dentes, amarrar os cadarços, pentear os cabelos… Enfim, todas essas ações você realiza sem sequer pensar nelas. Portanto, tudo o que você executa repetidamente pode se tornar um hábito.
Leia mais: 6 passos para você conseguir ter um estudo mais produtivo
Para criar um hábito de estudos eficaz, primeiramente você precisa entender como um funciona um hábito. São necessários três estágios para a criação de uma prática rotineira:
- Deixa: é algum tipo de estímulo que faz com que o cérebro entre no automático;
- Rotina: é a ação que você executa repetidamente;
- Recompensa: é o que ajuda o seu cérebro definir se um hábito deve ser memorizado.
Todos os hábitos possuem esses três estágios. Uma pessoa que tem o hábito de passar horas nas redes sociais, por exemplo. Para esse sujeito um simples som emitido pelo celular é a sua deixa. A sua rotina é passar horas navegando, enquanto que a recompensa é a sensação de prazer ao acessar álbuns de fotos, receber curtidas etc. Enfim, agora que você entendeu como funciona um hábito, vamos para o lado prático da conversa.
Criar uma rotina de estudo perfeita para os seus filhos
Uma rotina perfeita é quase como um ritual, sendo assim, os seus filhos irão executar tudo corretamente de forma diária. Pessoas que não gostam de rotina podem achar que isso é um problema, mas elas estão enganadas. O primeiro passo para criar uma rotina perfeita é identificar como está a rotina dos seus filhos:
- Horários em comum: estudar sempre nos mesmos horários vai facilitar a deixa. Quando estiver chegando aquele horário eles vão saber que está na hora de estudar;
- Estudar sempre no mesmo local: um mesmo local de estudo reforça o hábito. O cérebro percebe que está executando uma mesma tarefa em um local seguro.
A seguir chega o ponto mais importante: criar estímulos para que os seus filhos estudem. O cérebro identifica como hábito o que ele considera como recompensa. Portanto, você deve criar uma recompensa, de forma que o cérebro vincule o hábito de estudos como algo que vale a pena ser executado por causa da recompensa. Entre em consenso com as suas crianças e decida o que eles mais gostam de fazer, comer, assistir ou sentir.
- Jogar videogame;
- Assistir filmes ou séries;
- Navegar na internet.
Os pontos acima, portanto, são exemplos de recompensas que você pode utilizar para os pós-estudos dos seus filhos.
Transformar a rotina em algo duradouro
Primeiramente, tente estudar com os seus filhos. Se for impossível ficar com eles no horário de estudos, procure fazer uma ligação lembrando-os que está na hora de estudar. No entanto, faça isso de forma agradável.
Alguns estímulos, antes de os estudos começarem, podem ser benéficos:
- Tomar banho antes dos estudos: é bom para relaxar e deixar preparado para estudar;
- Tomar água: refresca e hidrata o corpo;
- Escutar uma música animada: deixa o cérebro em alerta e pronto para aprender.
Evite frustrações (um passo de cada vez)
Enfim, entenda a importância de começar devagar. Apressar todo um processo será ineficaz. Começar um hábito exige tempo. Logo, é preciso ter paciência.
Leia mais: A influência do comportamento dos pais na educação dos filhos
O estudo diário é primordial para a manutenção do hábito de estudos. Portanto, comece com uma sessão de estudos de apenas 30 minutos. Gradativamente, aumente 10 minutos de estudo por dia.
Inicialmente, os seus filhos devem começar com leituras leves de apenas uma disciplina. Até o final do mês, entretanto, eles já estarão seguindo um cronograma de três disciplinas por dia. Exigir muito no início é o mesmo que tentar correr uma maratona na primeira caminhada. Um passo de cada vez.
Leia mais artigos no Blog LUMA.
Discussão sobre estepost