A rotina de muitas famílias foi alterada por causa da pandemia do novo coronavírus. Dessa forma, listamos algumas atividades para se fazer com os filhos no decorrer desses dias. Confira!
O distanciamento social deixou muito mais preocupados sobre quais atividades para se fazer com os filhos que são sempre muito ativos, mas agora precisam ficar confinados em casa.
Os pequenos ficam facilmente emburrados e estressados sem o divertimento na companhia de amigos e sem a rotina escolar. Entretanto, o hábito dos pais não deixa tempo livre para atividades muito complexas, afinal eles precisam dividir o tempo em casa com o trabalho também.
Sendo assim, trouxemos cinco dicas para interagir melhor com os filhos. E, ao mesmo tempo, fortalecer laços, praticar exercícios físicos, aprimorar a leitura etc.
Vamos lá?
Cozinhar em família
A cozinha, muitas vezes, é um ambiente proibido para crianças, mas pode se tornar um lugar para atividades prazerosas entre toda a família.
Então incentive o seu filho a ser criativo e inovar no preparo das refeições, pois é um momento ideal para fortalecer laços e, muitas vezes, ouvir o que as crianças têm a dizer e compartilhar.
Praticar alguma atividade física
Naturalmente, as crianças se tornam menos ativas por ficarem isoladas e trancadas dentro de casa. Portanto, buscar incentivar exercícios diários é o que recomenda o educador físico Eduardo Netto.
“O importante é se movimentar. É você brincar com os seus filhos, com o seu cachorro ou gato. É fazer tarefas diárias. Qualquer intervalo na TV, se levantar e se movimentar. Pode colocar uma música que gosta e dançar. As pessoas não fazem ideia da diferença que isso faz”.
Leia mais: Jogos de matemática para crianças: confira 9 sugestões
Todas essas atividades, portanto, podem ser feitas juntas com as crianças: dançar, brincar, meditar etc. Parafraseando Eduardo: o importante é se movimentar.
Interagir e brincar por algum tempo
Entre no universo da criança e dedique um tempo para brincar com ela, porque sem os amiguinhos ela pode se sentir verdadeiramente sozinha durante o isolamento. Dessa forma, tente não usar o celular e se concentrar na brincadeira para interagir com o seu filho.
Ademais, uma recomendação muito útil durante esse período em que todos devemos ficar em casa são os cursos gratuitos da Faber Castell disponíveis durante esse tempo.
Ler livros juntos
Essa é uma atividade fantástica e que incentiva a aprendizagem e a criatividade da criança. Sendo assim, promova pequenos debates para conversar sobre o livro que vocês estão lendo juntos.
Conversar e informar
Essa mudança brusca na sua rotina pode causar na criança medo do que está acontecendo, então é fundamental que os pais conversem diariamente e passe segurança e conforto. O momento é de informar e manter um diálogo aberto com o filho.
Aproveite as cinco dicas reunidas neste artigo para fortalecer os laços com o seu filho e contribuir para que esse período de isolamento social seja o mais tranquilo possível.
Leia mais: 5 melhores jogos educativos para tablet e smartphone
Gostou do nosso conteúdo com atividades para se fazer com os filhos durante a quarentena? Então que tal seguir a LUMA Escola Individualizada nas redes sociais e não perder nenhuma novidade? Estamos no Facebook, no Instagram e no LinkedIn.
Discussão sobre estepost