Esse período de ansiedade gera modificações significativas no psicológico dos jovens, contribuindo para o surgimento de distúrbios. Se informa no artigo
Ansiedade é um estado emocional vivenciado com qualidade subjetiva do medo, ou seja, é uma resposta a situações de perigo ou ameaças reais, como aos estresses e desafios do cotidiano. Sendo assim, os transtornos de ansiedade estão entre os transtornos psiquiátricos mais prevalentes na infância e adolescência.
Vem crescendo a procura por qualidade de vida física e emocional no decorrer dos anos. São inúmeros os casos de transtornos relacionados à mente, principalmente em crianças e adolescentes que passam por situações estressoras na maior parte do seu dia. Afinal, a cada ano que passa, aumenta a demanda de indivíduos que procura ajuda por passar por situações que provocam irritações e geram ansiedade. Um dos momentos mais desafiadores e causadores dos transtornos relacionados a ela se refere ao período do vestibular, onde as emoções estão “à flor da pele”.
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São vários os fatores que podem contribuir para o surgimento de uma ansiedade nesse período estressor, dessa forma, incentivar ambientes saudáveis pode diminuir as perdas que os alunos podem passar tanto acadêmica quanto pessoais.
A importância do meio
Segundo Lucídio Bianchetti, a época do vestibular traz muitas vezes um sentimento de perda ou de “luto” no que se refere ao afastamento dos amigos, colegas, casa dos pais e a dependência deles, como também o surgimento da necessidade de aprender a autonomia, a responsabilidade e outros ganhos e outras possibilidades.
Sendo assim, esse período de estresse gera modificações significativas no psicológico dos alunos, contribuindo para o surgimento de distúrbios, tais como a depressão e o transtorno de pânico.
De acordo com Frederick Perls, dentro da perspectiva Gestáltica, “a ansiedade é o vácuo entre o agora e o depois. Se você estiver no agora não pode estar ansioso, porque a excitação flui imediatamente em atividade espontânea”. Portanto, quando o sujeito está em um ambiente ansioso ou está em profunda ansiedade no seu dia, ele não consegue escolher um objeto mais importante do presente e fica agoniado com isso, tendo dificuldades em ter foco em suas escolhas, até mesmo em sua rotina.
O meio em que a criança ou o adolescente está inserido vai ser uma das causas do bem-estar ou não dela. O ambiente faz com que em sua particularidade ela tente fazer conexões com um mundo e pessoas diferentes dela própria. Dessa maneira, esse período da vida do jovem é marcado por uma tomada de decisões e a construção de novos comportamentos e atitudes, que muitas vezes ele não está preparado e não sabe o que vem pela frente.
Ansiedade: período do pré-vestibular
O termo “vestibulum” (átrio, portal, entrada) deriva do grego e, sendo assim, o vestibular se caracteriza por ser um processo seletivo que aparece para a entrada nas universidades, sendo obrigatório no Brasil. Na sociedade, hoje em dia, isso muitas vezes é visto com um ritual de passagem, pois vem para mostrar que o jovem vai entrar para o mundo adulto e do trabalho.
Segundo D’avila & Soares, o vestibular é uma prova concorrida, classificatória, difícil e exigente, na qual o aluno deve ser capaz de aplicar todo o seu conhecimento adquirido na trajetória escolar e, ao mesmo tempo, manter o controle emocional.
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O período de preparação para as provas que o antecede é conhecido, na maioria das escolas, de pré-vestibular. Embora essa época seja caracterizada por uma nova rotina e mudanças no dia a dia dos estudantes, uma grande parte das pessoas coloca na cabeça que essa fase é decisiva para os próximos anos de suas vidas, e isso se transforma em um gerador de grande estresse e de novos comportamentos.
Esse período tem como função principal motivar o sujeito a se empenhar para os estudos, a fim de que ele determine um planejamento e uma organização para que haja um sucesso nas provas finais de vestibular. Entretanto, uma série de frustrações e medos vem à tona, fazendo com que os jovens mudem as suas rotinas, introduzindo novos hábitos, ritmos de estudos, ensino e avaliações.
Junto de toda essa insegurança, surge nos jovens uma grande carga psicológica, ocasionando num grande período de ansiedade e estresse. Isso é muito frequente nessa fase da vida de um adolescente.
Fatores ligadores à ansiedade
Durante toda essa mudança de vida, gerada pelo período que antecede o Enem, aparece um estranhamento por parte dos jovens, no que se refere à perda de uma rotina mais tranquila e acessível para outras atividades. Dessa forma, muitos adolescentes começam a sofrer muitas pressões psicológicas com eles mesmos, ocasionando um estresse muito grande.
Portanto, é de suma importância entender que a forma como a ansiedade afeta cada sujeito é diferente por estar ligada a vários fatores biológicos, fisiológicos, psicológicos e sociais. Homens e mulheres são diferentes um dos outros pelos papeis que a sociedade espera que eles desempenhem socialmente, como também em características biológicas.
Sendo assim, existe um fator fundamental nesse processo, que são os grupos de intervenções formados para auxiliar e trabalhar o psicológico dos jovens, pois os ambientes aos quais eles estão inseridos estão altamente ligados à sua cura ou ao seu adoecimento. Por isso a necessidade de um meio saudável à sua volta.
Os sentimentos que envolvem esse período
A espera e a preparação até o dia da prova, a competitividade que essa fase traz e as frustrações das aprovações ou não aprovações são fatores que contribuem para um processo ansioso, gerando malefícios para os jovens. Em muitos casos, a ideia que é passada é que somente os “melhores” passam nas provas, afetando, assim, a autoestima deles, sua competência e a perda dos seus sonhos. Dessa maneira, necessitando cada vez mais de uma ajuda profissional adequada.
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Pode-se notar, então, que os jovens são afetados diretamente pelo seu meio. Nesse campo, existem forças internas e externas que rodeiam os indivíduos, trazendo para eles cura ou adoecimento. Dessa maneira, se esse ambiente não estiver favorável às suas necessidades psicológicas, biológicas e pessoas, afetando, sendo assim, a saúde mental deles.
Conclui-se, portanto, que com um ambiente favorável, a qual atenda as vontades dos adolescentes no momento de estudos e de preparação para o vestibular, eles terão um melhor desempenho nas provas, podendo não sofrer mudanças comportamentais e emocionais. Dessa forma, se o meio vai bem, o indivíduo também irá bem. Essa junção há garantia do bem-estar biopsicossocial do jovem e uma maior chance de aprovação.
Preparação para a prova
Todo início de ano é motivo de preocupação para quem está no terceiro ano do ensino médio. Dessa forma, os estudantes pensam em como devem ser os preparativos para prestar o vestibular. Portanto, é preciso que o seu filho tenha calma e foque nas principais matérias para mandar bem nas provas.
Ter dúvidas em relação às universidades e qual curso tentar é comum. No entanto, o seu filho precisa ter em mente que o mais importante é estar com o conteúdo estudado. Dessa forma, fica mais fácil para participar de diversas provas, já que o aprendizado será mais amplo.
Apenas as aulas na escola regular, em muitos casos, não são suficientes. O seu filho pode adotar novos métodos de aprendizagem. As aulas particulares são uma alternativa, ao passo que ela ajuda o estudante em alguns quesitos que podem aumentar o índice de aprovação nos vestibulares.
- Aprimorar conhecimento;
- Rever conceitos esquecidos;
- Melhorar concentração.
Planejamento
O ano do vestibular é de extrema importância. Então, antes do seu início, é fundamental que o seu filho faça um planejamento. Alguns pontos são importantes:
- Trace metas;
- Coloque objetivos específicos;
- Invista em matérias com maior grau de dificuldade;
- Estude uma, duas vezes.
Ter uma boa noite de sono, uma rotina de exercícios e a ajuda de aulas particulares auxiliam o estudante na absorção de conteúdo. É um complemento do que é aprendido em sala de aula, a qual melhora e aprimora o que muitas vezes o aluno não consegue fazer na escola.
A internet é uma ferramenta importante nesse processo. Lá o estudante pode encontrar grupos de estudos e videoaulas. Além disso, é imprescindível ter em mente que todos os esforços são válidos e que depois da aprovação no vestibular tudo fica melhor.
Abrir mão de alguns finais de semana para se dedicar ao estudo também é uma excelente alternativa. Neles, o aluno pode adiantar o conteúdo da aula e revisar as matérias da semana. Desse modo, o estudante evita o acúmulo de textos e conceitos que já foram estudados, o que é fundamental.
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Enfim, esteja seguro de que o seu filho tenha um planejamento, estruture os conteúdos e, principalmente, fique calmo. Agindo dessa forma, as chances de aprovação no vestibular aumentam consideravelmente.
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