Com uma hora de estudo constante, em média, o nosso cérebro tem a sua produção reduzida. Veja seis dicas para tornar o estudo do seu filho mais produtivo
Você procura obter formas de tornar o estudo do seu filho mais produtivo? Eventualmente, ele passa horas e horas estudando e parece que não aprende nada. Dessa forma, ele entra no Instagram, WhatsApp, Facebook… E quando se tocou, todo o tempo dele foi embora.
Sendo assim, você pensa na simples solução: “vou tirar o smartphone e/ou tablet dele, deletar as redes sociais e os jogos”. Aposto que você já pensou nisso. Dessa forma, temos uma dica para tornar o estudo do seu filho mais produtivo, mas sem tomar decisões extremas. É possível que ele estude de forma inteligente e ainda tirar um tempo para assistir Netflix.
Em média, com uma hora de estudos constante, o nosso cérebro se torna improdutivo. Podemos enganá-lo, entretanto. Então vamos aos seis passos para que o seu filho tenha um estudo mais produtivo.
6 passos de um estudo produtivo
Primeiramente, todos os materiais necessários para o estudo precisam estar cima da mesa (livros, cadernos, caneta, lápis, notebook etc.). A seguir, anote o que vai ser estudado e faça uma lista de tarefas que precisam ser cumpridas pelo seu pequeno. Então marque 25 minutos no despertador e deixe-o em modo retroativo – é nesse momento que ele precisa ter total concentração, sem nenhuma distração.
Passado esse tempo, dê o “check” no que já foi feito. Marque cinco minutos no modo retroativo e descanse – nesse momento é a hora das distrações. Deu os cinco minutos? Volte com tudo, marque os 25 minutos e repita o ciclo. Faça-o por quatro vezes e então dê uma pausa maior, de 30 minutos.
Portanto, o ciclo fica da seguinte forma: primeiro ciclo: 25 minutos estudando, cinco minutos descansando; segundo ciclo: 25 minutos estudando, cinco minutos descansando; terceiro ciclo: 25 minutos estudando, cinco minutos descansando; quarto ciclo: 25 minutos estudando, cinco minutos descansando; pausa de 30 minutos. Repita o clico acima novamente.
Potencialize o estudo do seu filho
Atualmente, um fato é inegável: o mercado está com um nível de exigência crescente. Cada vez mais a busca por profissionais altamente capacitados aumenta. O avanço da robotização, da tecnologia e de organogramas empresariais mais enxutos fazem com que as empresas consigam produzir muito mais com menos funcionários. Exemplos claros são as startups (Google, Facebook e WhatsApp).
O avanço global fez com que os profissionais passassem a ser muito mais remunerados. Afinal, hoje as empresas precisam de menos funcionários para ter alta produção. No entanto, o mercado busca profissionais cada vez mais competentes. Dessa forma, isso reflete de forma direta no modelo educacional.
Leia mais: A importância do reforço escolar com caráter preventivo e evolutivo
As vagas de emprego que oferecem algum tipo de segurança e estabilidade estão cada vez mais cobiçadas. Sendo assim, os vestibulares ficam cada vez mais concorridos, principalmente nas melhores universidades.
Dessa forma, as escolas que aprovam mais nos vestibulares são vistas como melhores do que as que aprovam menos. Por consequência, criou-se uma corrida da aprovação, a qual seus filhos estão sendo mais cobrados. A prova disso é o número de escolas que aumentou a força de ensino e se adaptou em relação à prova do Enem.
Os pilares de um aprendizado de qualidade
Existem várias formas e técnicas que podem ser utilizadas para potencializar a forma que seus filhos aprendem e assimilam conteúdos. Três metodologias que, se aplicadas corretamente, podem mudar a forma de o seu filho estudar:
- Aprendizado personalizado (reforço escolar);
- Pré-aprendizado;
- Criação de rotina de estudos.
Aprendizado personalizado (reforço escolar)
Para se ter uma ideia, os livros que os seus filhos gostam de ler, os jogos que eles gostam de jogar, as músicas que eles ouvem, enfim, tudo isso foi feito de forma muito personalizada.
É comum ver adolescentes viciados em games, músicas, livros, séries e filmes. O que você precisa saber é que por trás de todo esse entretenimento existe uma indústria que investe milhões em formas de reter a atenção do seu filho, afinal, é dessa forma que existe o lucro.
O ponto a se destacar é que essa indústria está muito à frente do sistema educacional brasileiro, seja ela público ou privado, quando o assunto é reter a atenção de crianças e adolescentes.
Leia mais: Saiba como ajudar o seu filho a ter aulas on-line mais produtivas
É preocupante saber que a indústria do entretenimento está mais preparada que as escolas para reter a atenção dos seus filhos. Uma das soluções é o reforço escolar com uma metodologia de ensino individualizado. O foco é se adaptar totalmente às necessidades do aluno.
Sendo assim, as aulas passam a ser na velocidade do aluno, de acordo com o perfil dele. Dessa forma, o nível de dispersão é pequeno, uma vez que o principal protagonista da aula é o aluno, não o professor.
Aprendizado prévio
O aprendizado prévio é utilizado por pouquíssimas escolas no Brasil. O modelo tradicional de ensino não estimula os alunos a tentarem aprender sozinhos. Essa estrutura é totalmente prejudicial ao aluno, pois o mercado cobra por profissionais autodidatas.
Atualmente, existem diversas plataformas que permitem esse tipo de aprendizado, no qual o aluno tenta aprender sozinho o conteúdo que o professor vai ensinar na escola.
Leia mais: Afinal, qual a importância da presença dos pais na educação dos filhos?
A Khan Academy é uma plataforma on-line que apresenta todos os conteúdos de uma determinada matéria em ordem cronológica. Os conteúdos são exibidos em vídeos totalmente dinâmicos e introduzem a aula mostrando uma necessidade ou um problema que só é resolvido com o aprendizado da mesma.
O reforço escolar se torna muito mais efetivo e produtivo com o pré-aprendizado. Isso porque o aluno tem controle sobre o que ele estudou, os exercícios que ele resolveu e não conseguiu resolver e o que aprendeu antes das aulas. Portanto, eles se tornam mais exigentes e as aulas tornam-se desafiadoras.
Criação de rotina de estudos
Quando falamos em rotina de estudos não estamos nos referindo as horas estudadas, mas sim em constância, em hábito. É muito comum um aluno aprender determinada matéria durante a aula e só revisá-la às vésperas da prova.
Independentemente da nota obtida, algo é certo: se esse mesmo aluno estivesse estudado com consistência, poucas horas por dia, durante todo o trimestre, a sua nota seria superior à obtida estudando às vésperas.
Aprendizagem personalizada (reforço escolar), pré-aprendizado e rotina de estudos podem parecer coisas bem simples. Essa combinação, entretanto, vai aumentar exponencialmente os resultados acadêmicos do aluno.
Leia mais: Rotina de estudos dos filhos: como ajudá-los a se organizar melhor?
Enfim, lembre-se que é importante estar um passo à frente, principalmente quando o assunto é educação. E que o tempo e a atenção do seu filho é algo muito disputado pela indústria do entretenimento. É seu dever, como pai, ponderar essa balança.
Gostou do texto sobre estudo produtivo? Quer ficar por dentro de outras novidades? Curta a nossa página no Facebook e não perca nenhum texto novo.
Discussão sobre estepost